D

Dra. Rosemary Aparecida Rutkowski Soler

Fisioterapeuta, Acupunturista e Terapeuta Holística

c

CONHEÇA A CONPAFIS

A CONPAFIS - Consultoria em Novos Paradigmas em Fisioterapia e Saúde foi criada por Rosemary Soler, fisioterapeuta neuropediatra, acupunturista e terapeuta holística, para oferecer a seus pacientes um serviço especializado, personalizado e integral.

Todo e qualquer atendimento realizado visa a reabilitação do ser humano como um todo, unindo as técnicas da fisioterapia com o conhecimento holístico de várias terapias complementares.

OBJETIVO DO BLOG

Este Blog foi criado para apresentar os SERVIÇOS OFERECIDOS pela CONPAFIS e, ao mesmo tempo, promover discussões sobre temas que envolvam a CURA INTEGRAL do ser humano. Por isso, sua opinião é muito importante! Aguardamos seus comentários. Até a próxima postagem!

sábado, 11 de junho de 2011

32 - A INFLUÊNCIA DAS CORES


Texto escrito por DORA SAUNIER: 

Amarelo                                                                                                                  

O amarelo representa luz, vida, ação e poder. Sob aspectos psicológicos é considerada a cor da raiva, repulsa, do atrevimento, dos impulsos e da falsidade. Em paradoxo, por se relacionar com o Sol, significa alegria, bom humor. Por ser uma cor associada à luz solar, parece não ter nenhum limite. É uma cor quente e expansiva, que ativa a mente e abre-a para novas idéias. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. Está ligada a certos estados d'alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade.

Também está relacionada com a originalidade, a mente radiante e a franqueza. Ela torna mais sensível a consciência e nos deixa mais alertas; sua vibração também ajuda as pessoas que têm dificuldades para a aprendizagem, pois é uma cor que favorece a intelectualidade. O amarelo alimenta o ego e pode estimular e iluminar os recessos mais profundos da mente. As pessoas que se sentem bem consigo mesmas costumam adorar essa cor. Ela nos ajuda a assimilar conhecimentos e expande a consciência de uma realidade maior fazendo até com que as pessoas percam seu senso de limite. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconseqüente.

Amarelo-ouro                                                                                                        

Onde há muita luz, esta cor cintila proporcionando uma sensação de magnificência.

Amarelo-claro                                                                                                       

Alguns tons pálidos do amarelo proporcionam uma sensação de espaço e de exaltação mental. Mas, os tons excessivamente pálidos também podem exaurir as energias; semelhante ao Sol, que nos dias frios de inverno é mais fraco e não tem a mesma luminosidade e calor.

Amarelo-escuro                                                                                                     

Cor que exerce um efeito negativo sobre nós, criando uma sensação de pessimismo e negatividade em relação ao próximo.  

Amarelo-mostarda                                                                                               

Cor associada à fraude, ao engano, à perda de vitalidade. Em roupas, pode dar a sensação de que a pessoa está pálida ou com pouca energia.

Cinza                                                                                                                       

Trata-se de uma cor inteiramente neutra e isenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano, já que é o equilíbrio entre o branco e o preto. O cinza não emite estímulo psicológico e, em qualquer tonalidade que se apresente, não produz nem tensão nem relaxamento: é neutro. Transmite, assim, essa mesma neutralidade que dá a sensação de equilíbrio e estabilidade. As pessoas que tem atração pelo cinza sentem necessidade de buscar o equilíbrio, a redução de conflitos psicológicos e pode estar carente de energia vital, procurando se isolar do mundo ou não se identificando com os padrões e valores mundanos. São pessoas tranqüilas, distantes, precavidas.

Preto                                                                                                                       

A cor preta transmite a sensação de renúncia , entrega, abandono e introspecção. Sua condição de total ausência de cores a relaciona simbolicamente com a idéia do nada, do vazio. Por isso, expressa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não. O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Uma pessoa que gosta desta cor é considerado sofisticada, séria, autoritária, impressionante, digna, seca, misteriosa, desconhecida. E também são vistas como estranhas, distantes, taciturnas, procurando a renúncia e o isolamento. É a cor predileta de monges e outros tipos de religiosos, pois permite um maior contato com o inconsciente e com a vida interior.

Ambientalmente, quando associada a outras cores modifica o efeito destas, realçando seus tons. É a cor que reflete menos luz. Portanto, não é considerada uma cor primordial.

Vermelho                                                                                                               

O vermelho é uma cor ativa e estimulante que produz impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual e desejo. Vermelho é calor, energia, sensualidade. Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial. É cor indicada para pessoas introspectivas, retraídas. O uso dessa cor revela uma pessoa vigorosa, ativa e enérgica, geralmente com natureza afetuosa, apaixonada, impulsiva e corajosa, mas que também pode ser dominadora ou irada. O vermelho pode ainda traduzir ódio, desejo de vingança, malícia. O uso do vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. Ele faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Em excesso perturba o sistema nervoso, dependendo de suas variações de tonalidade. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica.

São pessoas dinâmicas, empreendedoras e às vezes, instáveis; e em casos extremos, violentas.

Azul                                                                                                                         

O azul é uma cor suave, que produz calma, tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação. A contemplação de azul determina profundidade, sentimento de penetração no infinito, sensação de leveza e contentamento. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível, incorporativa e unificadora. É a cor da compaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança. Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho. Daí ser conveniente pintar as paredes de azul em locais sujeitos a muita tensão, atritos e desavenças. Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é de um azul indescritível.

Em suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado ao infinito profundo e à eternidade; em seus tons mais claros, ao êxtase místico. Quando existe aversão ao azul ou mesmo medo do azul índigo ou profundo, isso pode significar confusão e instabilidade psicomental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho e rebeldia, além da necessidade insatisfeita de realização emocional. Como com todas as cores, existem muitos tons e matizes de azul que irradiam diferentes energias e nos afetam de diferentes maneiras. Precisa ser usado com cuidado e discernimento, do contrário, pode criar um ambiente frio. Use sempre uma cor quente acompanhando-o. Azul em demasia faz com que a pessoa fique indiferente e retraída; mas o azul ajuda a baixar a pressão sangüínea e a reduzir o stress e a tensão.

Também pode deixar-nos com sono.

Azul escuro                                                                                                            

Esta é a cor favorita do ser confiante, conservador, responsável, confiável, tranqüilo, introspectivo, perspicaz, intuitivo, inteligente e sábio. O uso do azul pode ser muito eficaz e pode causar em nós um efeito profundo. Ele traz à tona o melhor das pessoas; aquelas que se entregam ao engano, à mentira ou à desonestidade começam, quando cercadas por essa cor, a sentir-se culpadas e a mudar de comportamento. Quando usado com o amarelo, o azul ativa a mente e a intuição. Usado com o vermelho, ele faz manifestar as emoções e fortalece as opiniões. Com o rosa, traz à tona o lado afetuoso da nossa natureza. O azul-escuro com cor-de-pêssego estimula a criatividade; o azul-escuro com o laranja faz aumentar a capacidade de comunicação e estimula a verdadeira responsabilidade - que a pessoa seja verdadeira consigo mesma e com o que sente e quer e não com o que acha que tem de ser! A energia do azul escuro remove as impurezas, clareando as percepções.

Índigo                                                                                                                     

O índigo pode trazer à tona velhos medos; apesar de ser uma cor natural, ele parece quase preto e nos afeta as emoções e os pensamentos mais profundos. Sua vibração é muito forte.

Azul-claro                                                                                                              

É a cor favorita do ser pacífico, afetuoso, carinhoso, idealista, comunicativo, sincero, criativo, perseverante. O uso desta cor pode estar associado com tons quentes de rosa ou laranja, pois sozinho ou com o branco ele pode criar uma sensação de frieza, e muitas vezes leva à introspecção.

Azul esverdeado                                                                                                   

Produz uma sensação de sofisticação, criatividade, exigência, ordem e egocêntrismo.

Turquesa                                                                                                                

É uma cor extremamente relaxante e repousante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente para assegurar o equilíbrio. E maravilhosa como cor principal de uma decoração e ajuda a reduzir rapidamente o stress. O turquesa contém azul e verde, ambas cores relaxantes por si mesmas.

Azul alfazema                                                                                                       

Cor que desperta a pessoa para o sentido mais profundo e para seu propósito de vida.

Laranja                                                                                                                  

É uma cor alegre e densa formada pela mistura de duas outras cores: o amarelo e o vermelho. Sua ação é intermediária a essas cores, sendo mais fraca que o vermelho e mais forte que o amarelo. Esta cor estimula a pessoa a despertar para os seus potenciais, a defender o próprio ponto de vista e a ser mais confiante. Cor estimulante da conversação; é a cor da vitalidade, da criatividade e da afetividade. Os tons mais pálidos do laranja nos fazem relaxar e torna-nos mais parecidos com aquilo que realmente somos. As pessoas se sentem mais capazes de se comunicar, e muitas descobrem que estão dispostas a usar sua criatividade, se ainda não o fazem. As pessoas que gostam desta cor geralmente são calorosas, criativas, alegres, imediatistas, positivas, expressivas e sensuais.

Laranja claro                                                                                                        

É uma cor que proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade. Se você introduzir essa cor na sua casa ou local de trabalho, começará a se sentir bem consigo mesmo. A energia do laranja fortalece a expressividade - desde que você tenha uma idéia clara do que quer conseguir - assim, esta cor lhe dará energia para ir em frente e obter sucesso. Todos os artistas criadores adoram usar essa cor, especialmente com o azul, que é um ótimo complemento para ela.

Laranja escuro                                                                                                     

Enquanto o laranja claro nos dá vigor e vitalidade, os tons escuros da cor laranja podem ter um efeito negativo, mais sedativo. Misturando o preto com o laranja obtém-se o marrom, cor que na natureza é maravilhosa, mas que deveria ser evitada na decoração, a não ser que seja a natural coloração de um material.

O laranja escuro pode criar uma atmosfera deprimente, e não deve jamais ser usado na decoração. Causa também uma sensação de desamparo e insegurança.

Laranja  Pessego                                                                                                 

Para uma tonalidade como esta é necessário o laranja e o rosa pálido misturados. A cor pêssego ativa os impulsos criativos e induz a melhorar os relacionamentos. 

Quando utilizada com o azul-escuro, estimula a criatividade.

Rosa                                                                                                                        

A cor Rosa está associada ao carinho, ao relaxamento, a afetividade e a maternidade. O vermelho é o emblema do amor e do sangue, do fogo e de todos os ardores, quer se refiram a Deus ou à natureza. O branco, por sua vez, é a sabedoria e a pureza. A mistura dessas duas cores dá origem ao rosa, que exprime, portanto, o amor matizado pela constância, sangue frio, moderação e prudência. Diz-se que o rosa representa o amor e a sabedoria. O cor-de-rosa proporciona calor; seus tons mais pálidos podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm um efeito positivo, e sob a sua influência as pessoas tornam-se ativas e desejosas de progresso. Combate a apatia e a indiferença pela vida.

Rosa salmão                                                                                                          

Cor que significa a vibração do amor universal e do amor por si mesmo.

Violeta                                                                                                                    

O Violeta é uma cor resultante da mistura do vermelho com o azul, conservando as propriedades de ambas, embora seja uma cor distinta. O violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul. É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. Permite a sensação de fusão entre sujeito e objeto, entre o indivíduo e o todo. É , definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral. O violeta é a cor preferida das pessoas imaturas ou que estejam em processo de busca espiritual para as suas vidas. Mas isso não quer dizer que a escolha do violeta signifique falta de maturidade ou de experiência. Quem prefere o violeta é claramente sensível e delicado. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e certa instabilidade psíquica. O violeta é uma cor feminina, transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível, encantamento e irrealidade. Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula a criatividade musical e artística, levando-nos a fazer o melhor possível naquilo que empreendemos.

Púrpura                                                                                                                  

O púrpura contém muito vermelho, que ativa emoções básicas, de maneira que podemos nos sentir muito emotivos e reagir de acordo.

Violeta claro                                                                                                          
        
Sendo uma cor etérea, o violeta pode ser usado com outras cores, mas não deve ser usado como cor principal no ambiente.

Ele cria uma falta de base e, com o tempo, a pessoa se desinteressaria pelo mundo ao seu redor.

Magenta                                                                                                                  

Essa cor contém tanto o vermelho quanto o violeta e é extremamente animadora. É viva e dramática; sua presença causa boa impressão no ambiente doméstico, especialmente em espaços amplos. O uso dessa cor na decoração pode inspirar as pessoas e encorajá-las a tomar iniciativas.

Portanto, indicada para ambientes de negócios. O magenta combina bem com o verde - essas duas cores se intensificam mutuamente.

Roxo                                                                                                                         

Cor do ser intelectual, sensível, intuitivo, compreensivo, acolhedor.

Branca                                                                                                                     

A cor Branca é a presença de todas as cores e por isso considerada uma cor primordial. Quando usado como acessório, complemento, traz claridade e alegria, porém em grande quantidade torna-se frio e monótono. Está associada ao prestígio, economia, distinção, silêncio, leveza, tranqüilidade e limpeza. O branco dá a idéia de sim (positividade) e é também símbolo de divindade. Uma pessoa que gosta desta cor é considerado pura, ordeira, crítica, auto-suficiente, cautelosa, motivada, intelectual, positiva.

Marrom                                                                                                                    

O Marrom representa a constância, a necessidade de segurança, a dependência, a disciplina e a uniformidade, induzindo ainda à observação de regras. No século passado, o marrom era usado regularmente, o que contribuiu para que o homem se fixasse muito em suas idéias e pontos de vista. Como o marrom é uma espécie de vermelho escurecido, ele possui a vitalidade e a força impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador. Assim, o marrom é uma cor que transmite uma vitalidade passiva. É uma cor indiferente, comumente preferida por religiosos e andarilhos. Por isso é que se diz que o marrom realça a importância das raízes, do lar e do agrupamento social.

Bege                                                                                                                         

Cor neutra que representa a sensação de boa adaptação, equilíbrio, iniciativa ao trabalho e ao esforço.

Verde                                                                                                                       

O Verde é a cor do equilíbrio e da harmonia; quando olhamos através de um prisma, o verde está no centro do espectro. Nem quente nem frio, ele combina com todas as outras cores e ajuda a reduzir a tensão e o stress. É uma cor que está relacionada com a auto-estima. Mas, ele pode afetar emocionalmente algumas pessoas com problemas não-resolvidos. É por isso que nem todas as pessoas gostam do verde; mas, ele é uma cor que eleva nossas vibrações e nos ajuda a fluir com os acontecimentos. O verde proporciona a sensação que se tem quando se dá uma caminhada no bosque e no campo: uma profunda sensação de liberdade e fluidez. 

É cor relaxante e repousante. É a cor da firmeza, constância, perseverança, resistência, esperança. E também da segurança, do amor-próprio, da auto-afirmação e do orgulho. É uma cor passiva, defensiva, concêntrica, imutável, possessiva e repressiva. Equilibra as emoções. É a cor que menos fatiga a vista, é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a estática e a frieza do azul. Sua influência assinala persistência, determinação e, em casos extremos, obstinação. O verde dá maior flexibilidade ao poder da vontade, estimula o amor-próprio e em excesso, até a arrogância. Favorece a repressão de sentimentos, bloqueando-os e aumentando assim a pressão psíquica.

Determina impulsos de orgulho, superioridade, maior auto-controle, contribuindo para um temperamento austero e despótico. Estimula ainda a busca de condições mais adequadas de ação. A escolha de verde revela uma pessoa com força de opinião e criativa, reformadora, mas conservadora e, dentro de um critério fechado de opções. Já a aversão ao verde pode significar um estado de ansiedade para libertar-se de tensões reprimidas, bem como a perda da capacidade própria de resistência a situações adversas, redução da auto-estima e da auto-afirmação, sensação de culpa e de fracasso. Pode ser também sinal de capricho excessivo e de teimosia.

Verde escuro                                                                                                           

Seu uso proporciona uma sensação de força e estabilidade.

Verde claro                                                                                                                

As crianças adoram os tons pálidos do verde. Essa tonalidade ajuda a sentir-se bem consigo mesmo e ser mais afetuoso. Favorece a consciência do meio ambiente - da natureza.

Dora Saunier:

"Amazonense de nascimento, Manaus foi meu berço por mera coincidência do destino, sou Roraimense de gestação. Sou do mundo, sou da vida, sou da floresta, sou da selva de pedra que sempre me acolheu e me ensinou tudo sobre a vida nua e crua. Sou índia seu moço, de alma e de corpo, e na face não nego os traços do meu povo. Depois de me formar na Escola da Vida, resolvi me dedicar apenas a escrever sobre meus sonhos mais reais, entremeados de imaginação sensual e lúdica, sem deixar de lado o romantismo tão presente em minha alma boemia e fértil de palavras atrevidas e doces, impregnadas de volúpia e beleza, sentimentos profundos de uma mulher que vive para amar incondicionalmente, todas as coisas e tudo o que é vivo, sem distinção de crença, raça ou sexo. Assim eu me descrevo e escrevo, traduzindo meus mais nobres pensamentos. Essa sou Eu. Não tende me entender ou me decifrar, apenas me Ame."

"Em 60 anos percebi que a minha vida nada mais é do que uma imensa obra inacabada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...