D

Dra. Rosemary Aparecida Rutkowski Soler

Fisioterapeuta, Acupunturista e Terapeuta Holística

c

CONHEÇA A CONPAFIS

A CONPAFIS - Consultoria em Novos Paradigmas em Fisioterapia e Saúde foi criada por Rosemary Soler, fisioterapeuta neuropediatra, acupunturista e terapeuta holística, para oferecer a seus pacientes um serviço especializado, personalizado e integral.

Todo e qualquer atendimento realizado visa a reabilitação do ser humano como um todo, unindo as técnicas da fisioterapia com o conhecimento holístico de várias terapias complementares.

OBJETIVO DO BLOG

Este Blog foi criado para apresentar os SERVIÇOS OFERECIDOS pela CONPAFIS e, ao mesmo tempo, promover discussões sobre temas que envolvam a CURA INTEGRAL do ser humano. Por isso, sua opinião é muito importante! Aguardamos seus comentários. Até a próxima postagem!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

12 - INCLUSÃO - REATECH 2010


IX REATECH APRESENTA EXPOSIÇÃO ACESSÍVEL

E INCLUSIVA ‘CAMINHOS AMPLIADOS’
Quem visitar os estandes da IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a ReaTech 2010, nos próximos dias 15 a 18 de abril, terá a oportunidade de conhecer a exposição fotográfica acessível e inclusiva “Caminhos Ampliados”, uma ação do Programa de Educação Inclusiva (PEI) da Secretaria Municipal de Educação de Osasco/ SP, com assessoria da ONG Mais Diferenças.
O PEI está sendo implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Osasco desde 2005 e tem como um dos seus objetivos ampliar o acesso e a permanência com qualidade dos alunos com deficiência nas escolas. Segundo um levantamento da Secretaria de Educação, quando o programa iniciou havia 24 alunos incluídos na rede de ensino. Em 2009 este número chegou a 1.372 alunos em todas as modalidades de ensino.
O Programa de Educação Inclusiva desenvolve ações nos seguintes eixos: assessoria à gestão, formação, acessibilidade, comunicação e monitoramento e avaliação. Uma das ações desenvolvidas, construída juntamente com os profissionais da SE e da Escola Especial Edmundo Burjato foram as oficinas-piloto de fotografia e expressão corporal realizadas durante os meses de setembro a novembro de 2009.
A oficina buscou um território de comunicação na emoção compartilhada de criar imagens. Partindo dele, o trabalho experienciou com os alunos e os profissionais um caminho ampliado de autonomia e expressão.
Os resultados destas oficinas são uma exposição que contempla mais de 150 fotografias produzidas por 40 alunos, com idade de 18 a 50 anos e um vídeo do processo expressivo.
A exposição “Caminhos Ampliados” tem característica itinerante e chega agora à sua segunda exibição — a estreia aconteceu em fevereiro, durante o Encontro Internacional e o Fórum Mundial de Educação de Osasco.
“Caminhos Ampliados” é uma exposição que foi pensada em três momentos: os bastidores das aulas, o retrato dos alunos participantes e as fotos que compõem a exposição em si. Fruto de um trabalho coletivo, a exposição não tem um autor específico, sendo suas fotos atribuídas aos alunos dos grupos da manhã e da tarde da escola.
As fotos foram agrupadas em conjuntos de quatro ou seis imagens pelo curador do evento, o fotógrafo Everton Ballardin, com o objetivo de destacar de forma mais forte a expressão que individualmente as fotos produziriam. Ao aproximar essas imagens, a exposição demonstra, também, que é possível pensar de forma parecida, mesmo tendo olhares diferentes. “Pequenos diálogos são estabelecidos em cada painel, quer seja pela cor, pela forma ou pelo assunto das imagens”, conta Ballardin.
Para a Secretaria Municipal de Educação de Osasco “a arte abre as possibilidades de comunicação para todos. Nossos alunos, aproveitando-se da linguagem da fotografia, capturaram as imagens que os sensibilizavam no momento, expressando assim sua visão de mundo.”

Acessibilidade – O visitante com deficiência que conhecer a exposição “Caminhos Ampliados”, durante a ReaTech, terá à sua disposição: audiodescrição dos painéis em mp4, que inclui comentários em áudio do fotógrafo curador da mostra; programa da exposição e o texto da audiodescrição em braille e em letra ampliada; presença de Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e de monitores durante todo o horário de visitação da exposição; piso tátil direcional.

Serviço
Exposição acessível e inclusiva Caminhos Ampliados
IX Reatech
Quando: 15 a 18 de abril de 2010
Onde: Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP

2 comentários:

  1. Tamara Bourguignon5 de maio de 2010 21:58

    Oi Rose, não sei se vc vai lembrar de mim. Entrei no seu blog e.... Parabéns!!! Fantástico sua exploração e o gde conhecimento. Continue assim.... Um grande beijo. Tamara !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo incentivo, Tamara. Se minha memória não falha, nos conhecemos no curso de RTA, estou certa?

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...